5 Maneiras de refrigerar seu rack para servidor

Melhore a eficiencia dos seus equipamentos com a temperatura adequada

Equipamentos de rede, especialmente servidores geram uma grande quantidade de calor em uma área relativamente pequena. Os servidores atuais são menores e têm CPUs mais rápidas do que nunca. Como a maior parte da energia utilizada por esses dispositivos é dissipada no ar na forma de calor, eles podem realmente forçar a capacidade de refrigeração do seu datacenter. Os componentes alojados em um datacenter de tamanho médio podem facilmente gerar calor suficiente para aquecer uma casa no auge do inverno!

Então refrigerar é preciso, porque quando os componentes de rede ficam quentes, eles estão propensos a falhas e uma vida útil menor. Os danos causados pelo calor nem sempre estão imediatamente evidentes como um problema catastrófico - sinais de danos causados pelo calor incluem falhas de hardware que podem acontecer ao longo de um período de semanas ou mesmo meses, levando a um tempo de inatividade crônico.

Também é importante garantir que os racks individuais utilizados para equipamentos de rede  providenciem ventilação adequada. A temperatura dentro de um rack é afetada por muitas variáveis, incluindo perfurações de portas, tamanho do gabinete, e os tipos de componentes alojados dentro do rack.

A maneira mais direta para resfriar os equipamentos de rede é a de assegurar a ventilação adequada. O objetivo é que cada servidor, cada roteador, cada comutador tenha a quantidade necessária de ar, não importa o quão alto ou baixo ele esteja no rack. É preciso um certo volume de ar para refrigerar um dispositivo para seu intervalo de temperatura ideal. Os fabricantes de equipamentos oferecem muito pouca orientação sobre como fazer isso; no entanto, existem alguns métodos muito básicos que você pode usar para maximizar a ventilação dentro de seus racks.

Abra o Rack

A maioria dos grandes fabricantes de servidores recomenda que as portas frontais e traseiras do rack tenham, pelo menos, 63% de área aberta para o fluxo de ar. Você pode conseguir isso removendo completamente as portas do rack ou através da compra de racks que tenham portas perfuradas. Como a maioria dos servidores, bem como outros dispositivos de rede, estão equipados com ventiladores internos, portas abertas ou perfuradas podem ser a única ventilação que você precisa, contanto que seu datacenter tenha ar-condicionado suficiente para dissipar a carga de calor. Você também pode escolher racks com painéis laterais para evitar que o ar dentro de cada rack se misture com o ar quente de um rack adjacente.

Colocação de equipamento

Não sobrecarregue o rack tentando encaixar muitos servidores - 75% a 80% da capacidade é o ponto certo. Mantenha, pelo menos, uma folga de 1,5 polegadas entre os equipamentos e a parte frontal e traseira do rack. E, finalmente, garanta que todo o espaço não utilizado do rack esteja fechado com painéis em branco para evitar a mistura de ar quente e frio.

Ventiladores e Colocação dos ventiladores

Você pode aumentar a ventilação ainda mais, instalando ventiladores para ativamente circular o ar através dos racks. Os ventiladores mais comuns de racks são os montados na parte superior, que puxam o ar da parte inferior do rack ou através das portas. Para resfriamento local, use um painel de ventilador ou um ventilador que se monta no interior do rack.

Para racks muito bem embalados, escolha um ventilador de alta velocidade que é montado na parte inferior do gabinete para puxar uma coluna de ar fresco do piso por toda frente de seus servidores ou outros equipamentos. Um ventilador requer uma porta frontal parcialmente sólida ou ventilada com espaço adequado - normalmente, pelo menos, 4 polegadas - entre a frente do seu equipamento e a porta do rack para a circulação do ar.

Ao usar ventiladores para esfriar um rack, tenha em mente que o resfriamento do lado de fora de um componente não necessariamente esfria seu interior. A idéia é ter certeza de que o ar circula onde está a entrada de ar do seu equipamento. Além disso, cuidado com a instalação de ventiladores dentro dos racks que trabalhem com pequenos ventiladores em seu equipamento.

Ar condicionado

Racks climatizados mantêm o equipamento resfriado e economizam energia, porque você refrigera apenas o rack e não toda a sala ou o centro de TI. Modelos ClimateCab são perfeitos para ambientes agressivos e locais remotos sem infra-estruturas de refrigeração.

Monitoramento de temperatura

Para garantir que seus componentes estão operando dentro de sua faixa de temperatura aprovada, é importante monitorar as condições dentro de seus racks. O método mais direto é colocar um termômetro em seu rack e verificá-lo regularmente. Este método simples e barato pode funcionar bem para pequenas instalações, mas tem suas desvantagens, um termômetro de rack não pode dizer qual a temperatura no interior de componentes individuais, não pode emitir um alarme se a temperatura ficar fora do intervalo aprovado, e deve ser verificado manualmente.

Outra adição simples e barata para um rack é um termostato que liga automaticamente um ventilador quando a temperatura do rack exceder um limite pré-determinado.

Muitos dispositivos de rede vêm com sensores de temperatura interna endereçáveis com IP ou SNMP para lhe informar qual a temperatura interna do componente. E, há também sensores de temperatura de rack que podem alertá-lo sobre sua rede.

O Sistema Monitor do Ambiente AlertWerks não só monitora a temperatura dentro de um rack, mas também a umidade, a presença de água ou de fumaça, o fluxo de ar, e a segurança.

É fácil!

Manter os seus dados e racks de servidores refrigerados não tem de ser complicado. Basta lembrar de não sobrecarregar os racks, certifique-se de que haja ventilação adequada, e sempre monitore as condições dentro de seus racks.


comments powered by Disqus

Fale agora mesmo com um especialista Black Box

Suporte gratuito e vitalício, 24 horas por dia e 7 dias por semana, seu negócio não pode parar.

Mais de 175 mil empresas ao redor do mundo confiam na Black Box