8 Vantagens para escolher fibra ao invés de cabo de cobre

Descubra porque investir em fibra ótica

 

O cabo de fibra óptica é um dos meios mais populares para novas instalações de cabeamento e atualizações, incluindo backbone, horizontal, e até mesmo aplicações de área de trabalho. A fibra oferece uma série de vantagens em relação ao cobre.

 

 1. Velocidade e a distância

Como o sinal transmitido através de fibra óptica é luz, pouca perda de sinal ocorre durante a transmissão, e os dados podem se mover em velocidades mais altas e por maiores distâncias. A fibra não têm a limitação de 100 metros que tem um cabo par trançado de cobre. As distâncias da fibra dependem do estilo de cabo, comprimento de onda e da rede. As distâncias podem variar de 550 metros para multimodo de 10 Gbps e até 40 quilômetros para cabo monomodo.

 

2. Segurança

Seus dados estão seguros com cabo de fibra. Ele não irradia sinais e é extremamente difícil de se perfurar. Se o cabo for perfurado, é muito fácil de monitorar, porque o cabo vaza luz, fazendo com que todo o sistema falhe. Se for feita uma tentativa de quebrar a segurança física do seu sistema de fibra, você saberá o que está acontecendo.

Redes de fibra também permitem que você coloque todos os seus eletrônicos e hardware em um local central, em vez de ter armários de cabeamento com equipamentos em todo o edifício.

 

3. Imunidade e confiabilidade

A fibra fornece transmissão de dados extremamente confiável. É completamente imune a muitos fatores ambientais que afetam a cabo de cobre. O núcleo é feito de vidro, que é um isolante, de modo que nenhuma corrente elétrica pode fluir nela. É imune à interferência de rádio-freqüência e interferência eletrométrica (EMI / RFI), problemas de impedância, e muito mais. Você pode passar o cabo de fibra ao lado de equipamentos industriais sem se preocupar. A fibra também é menos suscetível a flutuações de temperatura do que o cobre e pode ser submersa.

 

4. Maior largura de banda

A fibra oferece mais largura de banda do que o cobre e padronizou o desempenho até 10 Gbps ou superior. Mais largura de banda significa que a fibra pode transportar mais informações com maior fidelidade do que o cobre. Tenha em mente que a velocidade da fibra é dependente do tipo de cabo utilizado. A fibra monomodo oferece a maior largura de banda e não há requisitos de largura de banda.

Cabo de 50 micron OM3 é otimizado para laser e tem um EMB de 2000 MHz/km. Cabos de 50 micron OM4 otimizados para laser e tem um EMB de 4700 MHz/km.

 

5. Design

A fibra é leve, fina e mais durável do que o cabo de cobre. Para obter velocidades mais elevadas, utilizando cabos de cobre, você precisará usar um grau superior de cabo, que normalmente têm diâmetros externos maiores, é mais pesado, e ocupa mais espaço em bandejas de cabos. Com o cabo de fibra, existe pouca diferença em diâmetro ou peso. Além disso, o cabo de fibra óptica tem especificações de puxamento que são até 10 vezes maiores do que o cabo de cobre, de acordo com o cabo específico. Seu pequeno tamanho faz com que seja mais fácil de manusear, e ocupa muito menos espaço em conduítes de cabeamento. Além disso a fibra é mais fácil de ser testada do que o cabo de cobre.

 

6. Migração

A proliferação e custos menores de conversores de mídia estão tornando a migração de cobre para fibra muito mais fácil. Os conversores fornecer links e permitem a utilização de hardware existente. A fibra pode ser incorporada nas redes através de atualizações planejadas. Além disso, com o advento dos cassetes, cabos e hardware MPO de 12 e 24 fibras, o planejamento para redes de 40 e 100 GbE é mais fácil.

 

7. Terminação de campo

Embora a fibra seja ainda mais difícil de terminar do que o cobre, os avanços na tecnologia tornaram a terminação e o uso da fibra no campo, mais fácil. Emendas de fusão rápida com auto-alinhamentos permitem a realização fácil de emenda no campo. Pinos de auto-alinhamento garantem a precisão. E o uso de presilhas e cabos pré-terminados tornam as conexões de campo mais rápidas e fáceis.

 

8. Custo

O custo para o cabo de fibra, componentes e hardware tem diminuído de forma constante. No geral, o cabo de fibra é mais caro do que o cabo de cobre no curto prazo, mas pode ser menos caro no longo prazo. A fibra normalmente custa menos para se manter, tem menos tempo de inatividade, e requer menos hardware de rede. Além disso, os avanços na tecnologia de terminação de campo também reduziu o custo de instalação de fibra.

 

Aqui estão alguns recursos se você estiver interessado em obter mais informações sobre a fibra:

White Paper: Tecnologia de fibra óptica

Vídeo: Soluções de Montagem em Rack com Conector MTP


comments powered by Disqus

Fale agora mesmo com um especialista Black Box

Suporte gratuito e vitalício, 24 horas por dia e 7 dias por semana, seu negócio não pode parar.

Mais de 175 mil empresas ao redor do mundo confiam na Black Box