Túnel Frio: importância e vantagens para refrigeração de Data Center

Mantenha seu Data Center na temperatura exata

Um ambiente de TI com vários servidores e racks é uma necessidade de muitas empresas para o seu desenvolvimento e crescimento em função da demanda de mercado. A empresa precisa operar com o máximo de disponibilidade, ou seja, o mínimo de paradas, isto significa que o seu ambiente de TI precisa está disponível 24 horas.

Porém, os ativos de TI instalados em racks geram muito calor, e precisam ser resfriados. Eles precisam trabalhar dentro de uma temperatura adequada, entre 21 e 23 graus. Por isto a importância de um sistema de refrigeração bem projetado.

Infelizmente, muitos gestores cometem o erro de instalar um sistema de refrigeração deficiente, para controlar a temperatura do ambiente de TI, negligenciando a importância de um sistema de refrigeração adequado, que se não funcionar bem, pode danificar os ativos de TI e custar uma parada durante algumas horas ou até dias, sem contar o aumento significativo do custo com energia elétrica!

Problemas causados por uma refrigeração deficiente

Um sistema de refrigeração deficiente além de comprometer o seu ambiente de TI, encarece de 55 a 65% o custo com energia elétrica. Isso porque ele permite grandes oscilações de temperatura, que são extremamente prejudiciais aos processadores dos ativos de TI devido à consequente contração e dilatação térmica dos componentes eletrônicos.

Além disso, no sistema de refrigeração deficiente, pode ocorrer excesso de umidade do ar dentro do ambiente de TI - que deve estar entre 40% a 50% - e prejudicar o funcionamento dos equipamentos. A umidade do ar dissipa cargas eletrostáticas presentes nos componentes eletrônicos, o que possibilitaria a passagem de corrente elétrica pelo ar, como um pequeno raio, causando curto-circuito.

Solução Black Box para refrigeração

Para tornar o seu sistema de refrigeração mais eficiente, a Black Box apresenta a sua solução "Túnel Frio". Com ela você cria um ambiente confinado para o sistema de ar-condicionado, que melhora a refrigeração, consumindo menos energia, reduzindo ao máximo os custos, e aumentando, assim, a eficiência do sistema de refrigeração e protegendo melhor os equipamentos montados dentro dos racks contra super aquecimento.

O Túnel Frio foi pensado desde o seu projeto para melhorar a ventilação, e o controle de temperatura e umidade, aproveitando não só o ar-condicionado, mas também equipamentos específicos e até mesmo dissipadores.

Muitos acreditam que basta apenas deixar a temperatura do ambiente mais baixa possível; e encontramos salas pequenas, com poucos servidores a 17ºC. Isso até funciona, porém, em contrapartida, cria contas exageradas de energia elétrica e aumento do custo com manutenção do ar-condicionado.

Por isso, mais e mais empresas utilizam a solução Túnel Frio da Black Box, que aproveita melhor o sistema de ar-condicionado reduzindo os custos com o mesmo; economizando milhares de reais por ano, regulando a temperatura na medida certa, para ser reaproveitada, exigindo menos desempenho do sistema de refrigeração.

Milhares de Centros de Processamento de Dados já se equiparam com esta nova tecnologia, que otimiza e aumenta a performance do sistema de refrigeração.

Entre em contato com a Black Box, para saber mais sobre o Túnel Frio, e melhorar o desempenho da refrigeração do seu ambiente de TI.


comments powered by Disqus

Fale agora mesmo com um especialista Black Box

Suporte gratuito e vitalício, 24 horas por dia e 7 dias por semana, seu negócio não pode parar.

Mais de 175 mil empresas ao redor do mundo confiam na Black Box